sexta-feira, 13 de março de 2009

Um verdadeiro senhor

"O meu marido? Já te disse que era um senhor. Mas não completamente, incondicionalmente. E sabes porque não o era?... Porque se ofendia. Quando me conheceu... quer dizer, quando conheceu a que eu era na realidade... ficou ofendido e divorciou-se. Aqui, perdeu-se... Mas não era estúpido. Ele sabia que alguém que se deixa ferir pelos outros, e que se ofende, não é um verdadeiro senhor."
 Sándor Márai in A mulher certa


Os verdadeiros senhores não se ofendem, de facto. Sobretudo com coisas sem importância. Ou mesmo com nada. Têm a segurança de não precisar de se defender a todo o custo e a toda e qualquer hora.
Li este livro no Verão passado e o conteúdo deste trecho marcou-me. Tanto que há dias em que me lembro dele, palavra por palavra. 

Sem comentários: