segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

the Help

O trailer deste filme engana. Pelo menos a mim, enganou-me. Julguei-o à pressa como uma comédia daquelas mais ou menos fáceis, 'oscarizável' com relativa eficiência e pensei que esperaria pela sua chegada ao vídeoclube para o ver. Provou de facto ser um candidato aos Óscares e as críticas não lhe pouparam elogios; nem essa foi razão para me deslocar a uma sala de cinema.
Na sexta-feira passada surgiu no videoclube e optámos por ele. the Help ou As Serviçais, na versão portuguesa (designação curta, na minha opinião) demonstrou-me como estava enganada: é um filme sobre o racismo e sobre a vida desgraçada de mulheres pretas ao serviço de brancos do Sul dos Estados Unidos nos anos sessenta (sim, ainda nos anos sessenta!) mas é ainda mais que isso. É também uma obra maravilhosa sobre o desrespeito pelas crianças ou a absoluta nulidade de ser mulher nessa época, naquelas zonas daquele país. Com uma imensa sensibilidade, é um filme sobre o amor pelos outros, o amor pela justiça e um credo contra todos os racismos de qualquer ordem. Claramente, a não perder.

Sem comentários: