quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Luz

Sentia-me mal. Mal mesmo. Naquele dia, eu tinha perdido a luz. A minha. E a outra,linda, que se instala no ventre de uma mulher e cresce lá dentro acrescentando-se á nossa. Eu tinha perdido esta e parte da que era parte de mim. Talvez por isso, andava confusa pela Misericórdia á procura de algo tão prosaico como um notário. Tinha visto nas páginas amarelas,a morada indicava que era por ali. Eu não o via. Entrei num alfarrabista; sempre me deram conforto, os livros. O personagem verdadeiro - o senhor alfarrabista - estava sentado numa cadeira de praia daquelas de metal e plástico às riscas, bem no meio da livraria. Era uma visão bizarra, aquela. Sentado ali, mais baixo que os móveis de exposição, lia descansadamente como se estivesse num areal.
- Desculpe, podia-me dizer se há um notário aqui perto?
Levantou os olhos do livro e olhou directamente para os meus:
- Há sim. Vira aqui à sua esquerda e...
As palavras revolveram-se na minha mente triste e esta desviou-as do seu caminho.
- Pode repetir? Peço imensa desculpa,não percebi.
Explicou de novo, com paciência, sempre sentado na sua cadeira de praia.
- Obrigada - respondi com um sorriso tímido, preparando-me para ir embora.
O alfarrabista fez-me parar.
- Sabe uma coisa?
Fiquei suspensa.
- Você é uma mulher linda, sabia?! - disse elevando o tom de voz.
Corei, sorri de novo e saí a correr, ouvindo-o ainda a dizer:
- Você é linda!!!
Aquela luz, eu não ia recuperar mais. Mas parte da minha estava de volta. 
Perdera a culpa. Voltara a ganhar a certeza de ser.


(Esta nota merecem-na todos os queridos amigos que tenho a sorte de ter: esta história aconteceu há muitos, muitos anos. A nova luz que me escolheu continua cá, prontinha para os mimos e carinhos que sei que lhe vão dedicar.)

1 comentário:

Filipa M. disse...

Minha Querida Amiga,

Assim com uma breve nota está melhor...
Como te disse ao telefone, eu sei que a futura Mummy precisa de atenção... que gosta que lhe liguem, etc... mas provocar paragens cardíacas aos amigos??? Isso é que não!!!!!!!

Beijinho Grande