segunda-feira, 23 de agosto de 2010

pré-limpeza

Pré-férias significa pré-limpeza. Gosto disso, é a minha prática de há uns anos a esta parte, só agora plenamente consciente. Todos os anos, antes do descanso e da reflexão anual, limpo a despensa, não a de casa mas a da vida. É recorrente: como se preparasse um ano que está prestes a findar, procuro ir de férias sem nada por dizer, sem amigos por acarinhar, sem pendentes por resolver, sobretudo aqueles que me incomodam ou os que pela força das circunstâncias fui deixando para trás. Estou a acabar de riscar a lista e a cada risco que faço fico resolvida, tornando mais claro aquilo que era cinzento ou difuso. Alguns assuntos deixam-me mais triste ou nostálgica, outros mais aliviada, mas sempre mais limpa. É assim que gosto de ir abandonando os anos: sem lastro, sem pesos, que a vida é demasiado curta e à medida que por ela vamos passando mais claro se torna que só o bem nos faz bem. Ser consciente por vezes dói mas só a dor enfrentada cicatriza. E as cicatrizes, como as rugas, contam a história da nossa coragem: a coragem de viver esta existência em vez de simplesmente passar por ela. A nossa vida está sempre nas nossas mãos. Quem não acredita, é cobarde.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como escalpelizas a tua vida ! Fizeste-me recordar as práticas da "química geral e análise" quando num líquido incolor tínhamos de descobrir se era o sulfato ou o permanganato...que inveja eu tenho, caçula, de não saber analisar assim a minha alma...tenho de estudar mais, emprestas-me essa sebenta ? Um abraço

Hacker maker (Vicente) disse...

A sebenta herdei-a de ti, paizinho... só tu é que ainda não percebeste...
beijão da caçula

Rabisco disse...

Parabéns!
Ando até hoje a decifrar e sentir os sentimentos e sensações das casas por onde caminho...
Mesmo tendo estudado arquitectura, o meu modo de sentir as casas foi alterado para sempre... não com a razão, mas com o interior.